Na última terça-feira (11), um flagrante na praia do Calhau chamou a atenção da população para um problema grave, que por incrível que pareça é recorrente no local. O vazamento de esgoto escorrendo pela praia e contaminando o mar já havia acontecido em fevereiro de 2013 (como mostra as imagens abaixo).
A agressão ao meio ambiente é também um risco para a saúde humana, pois diversos banhistas frequentam o local diariamente, inclusive crianças que brincam próximo dali no parquinho da Avenida Litorânea.
Uma investigação começou a ser feita desde então para identificar as principais causas de vazamento do esgotamento sanitário da cidade. A Caema informou que uma pane na estação elevatória de esgoto do bairro do Cohajap havia causado o problema derramando os coliformes para o Rio Calhau, que está completamente poluído e em situação de abando por parte das autoridades, que desemborca na Praia do Calhau. Segundo eles, a pane foi solucionada.
A policia civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA e ICRIM), foram até o local com órgãos municipais e estaduais – SEMAN e SEMA, para identificar tanto a origem do que causou o vazamento, quanto os responsáveis por este. Um inquérito policial foi instaurado e o Ministério Público Estadual será acionado para mover uma ação civil pública, para solucionar o problema de uma vez.