Em total afronta ao Estatuto que rege a Corporação Militar no Maranhão, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CBMMA), coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, vem participando ativamente de atos políticos-partidários em prol do governador e candidato à reeleição, Carlos Brandão (PSB).
Em imagens, o militar aparece engajado na campanha política e pedindo voto abertamente para o socialista.
Segundo versa o Estatuto dos Militares, Célio Roberto, como bombeiro da ativa, está proibido de participar de manifestações coletivas de caráter político. “São proibidas quaisquer manifestações coletivas, tanto sobre atos de superiores quanto as de caráter reivindicatório ou político”.
O Regulamento Disciplinar reforça tais medidas contra o desvio de conduta: “Manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária”.
Em caso de ser comprovada a desobediência, o coronel poderá responder a procedimento disciplinar e até a Inquérito Militar.
Essa é segunda vez que Célio Roberto usa do seu cargo para se manifestar politicamente. Em maio de 2021, o comandante fez um vídeo fardado e dentro do seu gabinete se direcionando aos membros da Igreja do Evangelho Quadrangular de São Luís, na qual congrega, com intuito de pedir votos.
À época, o coronel pretendia concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.
“Nós imbuídos do desejo de continuar trabalhando pelo estado e trabalhar também pensando na obra missionária, trabalhar junto com as igrejas, que nós estamos vendo a possibilidade de nos lançarmos ao desafio de concorrer à uma cadeira na Assembleia Legislativa”, disse o chefe dos Bombeiros militares.
Assista:
Segue as atitudes do STF, atitudes partidárias……
Se quando militar da ativa do Exército o ex-ministro Eduardo Pazzuelo participou de atos favoráveis ao BOZOLÓIDE, ainda presidente, qual o estranhamento ???