Mesmo com o trânsito congestionado, por conta da frota que já ultrapassa 1,3 milhões de veículos no Maranhão, muitos condutores ainda cometem infrações irresponsáveis, com espírito de aventur e fazem das avenidas, locais de competição e de manobras perigosas.
Com o intuito de sensibilizar e chamar a atenção do público, principalmente os amantes de carros e de velocidade (homens de 18 a 35 anos), faixa etária onde o índice de morte em acidentes de trânsito é a maior, o Detran-MA iniciou na última sexta-feira (24/05) uma ação educativa inédita em todas as salas de cinema de São Luís e de Imperatriz, no filme “Velozes e Furiosos 6”.
A ação consiste na exibição de um trailler de 30 segundos, com mensagem educativa sobre velocidade, antes da exibição do filme, e a distribuição de folders educativos ao final de cada sessão.
Na noite de ontem (24/05), pilotos do Clube de kart da Ilha, pilotos de
arrancada da Ilha Race, membros da coordenação da campanha SOS Vida e da Federação Maranhense de Automobilismo ligados a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), funcionários do Detran, presidentes do Sindicato dos Proprietários de Auto Escolas e dos Despachantes, autoridades convidadas como a vereadora Helena Dualibe, grupo de jovens do Desterro, Lira e Anjo da Guarda e da imprensa participaram da sessão.
Para o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos, despertar nas pessoas a importância dos limites de velocidade é uma tarefa constante. “As pessoas precisam sim ser lembradas o tempo inteiro sobre a necessidade dessa mudança de comportamento, e estas ações junto com as fiscalizações no trânsito devem aos poucos conscientizar as pessoas e diminuir estes índices, pois a determinação que recebemos da Governadora Roseana é salvar vidas”, enfatiza o Diretor Geral.
Para o representante da Federação Maranhense de Automobilismo e comissário da CBA, Raimundo Nonato de Oliveira Junior, “é muito importante essa iniciativa do Detran-MA em alertar os condutores. Nós incentivamos a prática do esporte em locais seguros e próprios e parabenizamos o Detran pela iniciativa!”.
Gustavo Rabelo, piloto de Kart de 2 tempos, também parabenizou o
Departamento. “Estamos felizes pela iniciativa do Detran em chamar os
pilotos a fazerem parte desse momento de alerta e de destacar que São Luís conta com um local onde as pessoas podem praticar o kart como um esporte para toda a família já que temos pilotos de 6 a 50 anos”.
“Estamos aqui para prestigiar o lançamento do vídeo educativo do detran que alerta para os perigos da velocidade e que coloca em risco a vida de quem se encontra dentro e fora do carro!”, enfatizou o coordenador da Campanha SOS Vida e parceiro do Detran-MA, Lourival Souza.
*Velocidade*- De acordo com o Manual da Segurança para Gestores de
Trânsito, da Organização Mundial de Saúde até um terço das colisões, que resultam em morte, envolvem um elemento de excesso de velocidade. A
velocidade é um fator agravante em todas as colisões. Numa desaceleração brusca ou colisão, por exemplo, o fígado que tem um peso médio de 1,7 kg, a 100 km/h terá o peso de 47 kg. Pode-se, afirmar que a 100 km/h o corpo pesa 28 vezes mais. O impacto é tão grande, que a maioria destes acidentes são fatais.
Grande parte dos acidentes que acontecem no trânsito estão relacionados a infrações cometidas por condutores de veículos em excesso de velocidade e por impudências no trânsito. No Maranhão foram registradas, de janeiro a abril deste ano, mais de 24 mil infrações cometidas por motoristas que excederam os limites de velocidade em vias públicas.
Os artigos 173, 174 e 175, do Código de Trânsito Brasileiro, que estão
relacionados à disputa, competição e realização de manobras perigosas em vias públicas, prevêem infrações gravíssimas (multa de R$ 191), perda de 7 pontos na carteira, recolhimento da habilitação, remoção e apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir do condutor que cometer estas infrações. A habilitação pode ficar suspensa de três a seis meses, sob análise administrativa.
Até abril de 2013, já foram registradas 12 infrações, cometidas por
condutores que estavam disputando corridas por espírito de aventura em vias públicas no Maranhão. Esses atos irresponsáveis, cometidos com velocidades excessivas resultam em colisões, que causam lesões graves e alguns levam à morte.p
Esse DIretor tem dado uma grande contribuição para reduzir os números de acidentes em nosso estado. Parabéns pela iniciativa e continue assim.
nice articles
Click HERE For Info
Visit THIS Web-Site
nice articles