O assessor especial do Ministério da Educação, Ricardo Guterres, participou de audiência, em Brasília, para tratar da inauguração de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) em São José de Ribamar.
Na presença do ministro Mendonça Filho, do prefeito Luis Fernando Silva, do reitor da instituição, Roberto Brandão, e do deputado Juscelino Filho, coordenador da bancada maranhense na Câmara Federal, Guterres defendeu a implantação do pólo como forma de desenvolver o ensino e oferecer aos estudantes ribamarenses a oportunidade de formação em cursos que ampliam as chances de ingresso no mercado de trabalho.
Na audiência, ficou definido que a unidade do IFMA de São José de Ribamnar será inaugurada em abril, com a presença do ministro. As instalações já estão prontas para receber os alunos.
A prova do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos de nível médio, que teve mais de 4 mil inscritos, foi realizada em 8 de janeiro. A matrícula dos aprovados no seletivo ocorreu entre os dias 3 e 13 deste mês.
Ricardo Guterres também participou, na companhia do ministro Mendonça Filho, do ato em que foi sancionado o projeto de lei que instituiu reformas no Ensino Médio no Brasil. Entre as mudanças mais significativas está a possibilidade de o estudante escolher cursar, ao longo das três séries, as disciplinas para as quais tem mais aptidão.