Na manhã desta quinta feira (22), aconteceu o sorteio de 500 unidades habitacionais do Residencial Waldecyr Aquino Aragão do programa “Minha Casa, Minha Vida” na Quadra da Cidadania em Carutapera. O programa do governo federal e prefeitura têm como objetivo garantir acesso à moradia para famílias de baixa renda.
O Programa “Minha Casa Minha Vida” está ligado à Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, que coordena a concessão de benefícios junto à Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, governos e entidades locais.
Transparência
A realização do sorteio contou com as presenças do prefeito André Dourado, da secretária de assistência social Tâmia Lins, do vereador Petrônio Mesquita, da assistente social responsável técnica pelo programa Janúbia Viana, da primeira dama Márcia Santa Brígida, do secretário de agricultura José Lira Pantoja entre outros servidores do município. Todo sorteio aconteceu com total transparência. Dias antes, agentes da Caixa Econômica Federal estiveram no município reavaliando os cadastros e atualizando os mesmos através de uma equipe interdisciplinar.
Vale ressaltar que o projeto teve inicio em 2012 na gestão de Amin Quemel e só agora através dos esforços da atual gestão o mesmo está se tornando realidade.
De inicio foram sorteadas 3% das unidades habitacionais para pessoas com deficiência e mais 3% para pessoas idosas. Dona Maria da Conceição Ribeiro, que mora de aluguel há muitos anos foi uma das primeiras comtempladas e agora só aguarda o momento de receber oficialmente a sua moradia. “Para mim é um sonho, finalmente vou morar no que é meu, hoje é o dia mais feliz da minha vida.”
Além das casas as famílias contempladas serão inseridas no projeto de trabalho social desenvolvido exclusivamente para elas, que vai funcionar em quatro eixos; 1º Mobilização, Organização e Fortalecimento Social, 2º Acompanhamento e Gestão Social, 3º Educação Ambiental e Patrimonial e 4º Desenvolvimento Sócio Econômico.
O prefeito André Dourado parabenizou todos os contemplados no sorteio e enfatizou que vai lutar por mais programas habitacionais para o município. “Hoje me sinto tão feliz como essas pessoas que foram contempladas. Morar em sua casa própria significa dignidade e vamos lutar incansavelmente para ampliar esses programas sociais, parabéns a todos.”