O Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário, liberou a quantia de R$ 537.421,68 mil ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra/MA para que o órgão implantasse o sistema de abastecimento de água nos assentamentos de sua responsabilidade, no município de Itinga do Maranhão.
O valor do convênio é de R$ 1.343.554,18 milhão e foi firmado entre a Prefeitura, comandada por Luzivete Botelho, e o Incra.
O primeiro repasse foi feito desde junho de 2014, mas até o momento, os poços artesianos não foram perfurados em nenhuma localidade. Segundo informações, o Incra contratou a empresa TJ prestação de Serviços Ltda-ME para garantir a realização da obra e efetuou parte do pagamento, entretanto e a construção não foi nem iniciada.
De acordo com o Portal da Transparência, os Povoados que seriam beneficiados com o sistema de abastecimento de água são Acaizal, Alto Alegre do Ipuí, Boa Vista, Nova Vitória, Vila Horizonte Azul e Vila Nova Chapadão
Enquanto isso, a população dessas regiões clama por socorro, afinal sofrem pela falta d’água.
Pelas atividades constantes no CNPJ esta empresa não pode executar obras de perfuração de poços artesianos. O CNAE deve ser : 4399-1/05 PERFURAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE POÇOS DE ÁGUA