Um encontro realizado na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), na manhã de terça-feira, de iniciativa da Bancada Feminina, teve o objetivo de debater Políticas Públicas voltadas às Mulheres da capital maranhense.
A reunião coordenada pela vereadora Bárbara Soeiro (PSC) reuniu as vereadoras Fátima Araújo (PCdoB) e Concita Pinto (PEN), entre outras mulheres interessadas em debater os avanços e os desafios na construção de equidade de gênero.
Um dos assuntos que estiveram em pauta foi a proposta de autoria de Bárbara Soeiro que trata da implantação de uma Secretaria de Políticas Públicas no âmbito da Prefeitura de São Luís para buscar, de fato, a legitimação da mulher no município que tem 53.18% da sua população formada por pessoas do sexo feminino.
Além das parlamentares, estiveram presentes Dra. Vânia Albuquerque, Coordenadora Municipal da Mulher; Dra. Simone Sousa, Psicóloga de Formação do Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência de São Luís; Dra. Kazume Tanaka, Coordenadora das Delegacias da Mulher do Estado; e a Professora Mary Ferreira, Representante do Fórum Mulher da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Na condição de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos e Protagonização da Mulher do Parlamento Ludovicense, Bárbara iniciou a reunião enfatizando a importância de disseminar a informação sobre as políticas públicas voltadas às mulheres.
“Nossa intenção, a partir desse encontro, é contribuir para disseminar a informação sobre a importância dos investimentos em políticas públicas voltadas às mulheres”, frisou a líder do PSC na Casa.
Já a delegada Kazume Tanaka destacou que a reunião teve grande importância, sobretudo, porque serviu para reforçar a situação das políticas públicas abrangendo várias áreas como educação, saúde segurança, assistência social, inclusão e mercado de trabalho.
“Mesmo diante dos avanços, ainda temos muitos desafios para vencer principalmente em São Luís e essa reunião teve grande importância, sobretudo, porque serviu para reforçar a situação das políticas públicas abrangendo várias áreas como educação, saúde segurança, assistência social, inclusão e mercado de trabalho”, mencionou a delegada que coordena as Delegacias da Mulher do Estado
Na ocasião, vários encaminhamentos foram apresentados ao final do encontro. Entre eles a reunião da bancada feminina com o prefeito Edivaldo Júnior, onde na oportunidade será apresentado ao chefe do executivo municipal o requerimento aprovado por unanimidade pela Câmara, solicitando a implantação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas da Mulher de São Luís.
Devemos debater cada vez mais assuntos que nos beneficie, a nossa representatividade épequena ainda na polítcia.
Achei muito bom esse tema! é preciso mesmo ter essa atenção com as puliticas publicas de nós mulheres!
as mulheres merecem respeito