Imirante.Com
Em Bacabal, uma equipe de televisão foi agredida na noite desse sábado (18). A informação foi repassada, na manhã deste domingo (19), pela diretora de Jornalismo da TV Difusora, Janaína Soares, no programa Domingo Mirante da rádio Mirante AM. Segundo ela, a equipe estava registrando a inauguração de uma praça na cidade, quando o secretário municipal de obras começou a agredir o cinegrafista da emissora, identificado como Romário Alves.
“A gente está vivendo, em Bacabal, um verdadeiro terrorismo”, afirmou Janaína. Ainda de acordo com ela, o secretário aplicou um soco na câmera, que acabou caindo e partindo-se em dois pedaços. Ela afirma que o equipamento foi furtado. O boletim de ocorrência foi registrado nesta manhã.
Outro diretor da emissora, James Borges, afirma que foi ameaçado de morte. “Infelizmente, nós estávamos sendo massacrados ontem à noite”, disse.
Os diretores afirmam que buscarão o apoio de órgãos de defesa da liberdade de imprensa, como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Maranhão e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
É INADMISSÍVEL QUE EM PLENO ESTADO DEMOCRÁTICO AUTORIDADES MUNICIPAIS USÃO DE FORÇAR POLICIAL PARA IMPEDIR QUE A IMPRENSA FAÇA SEU TRABALHO E O PAPEL SOCIAL DE INFORMAR A POPULAÇÃO, NO QUE SE REFERE AOS ATOS PÚBLICOS. FATO ESSE OCORRIDO É SEMELHANTE A ATITUDES DE ANARQUISTAS QUE IMPEDEM O DIREITO A LIBERDADE DE IMPRENSA.
Márcio Ramos, estudante de Ciências Humanas – UFMA de Bacabal.