A Ficco-PI (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí) deflagrou, na quarta-feira (26), a Operação Tanque, que mira esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Conforme as investigações, o esquema é comandado por duas facções criminosas, PCC (Primeiro Comando da Capital) e B40 (Bonde dos 40).
O inquérito revelou que eram utilizadas contas bancárias em diferentes estados para disfarçar a origem do dinheiro que era obtido com o tráfico de drogas.
A lavagem de dinheiro aconteceria com depósitos de valores em espécie, sobretudo em casas lotéricas, fazendo o montante circular por diversas contas. No final, eram feitos saques ou os recursos eram destinados a algum pagamento de interesse dos grupos criminosos . Os valores não foram divulgados.
Estão sendo cumpridos sete mandados judiciais, sendo três de prisões temporárias e quatro de busca e apreensão, nas cidades de Teresina e Parnaíba, no Piauí, e Timon, no Maranhão.
As ordens foram expedidas pela Central de Inquéritos da Justiça Estadual do Piauí em Parnaíba.
A Ficco é coordenada pela Polícia Federal e integrada por Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal do Piauí e Secretaria Nacional de Políticas Penais.