Categorias

Evento em que historiadora fala “educando com o c*” foi patrocinado com dinheiro público da Ufma

Evento em que a historiadora, cantora e compositora Tertuliana Lustosa fez uma performance grotesca na Universidade Federal do Maranhão (Ufma) foi financiado com dinheiro público.

Entre os dias 16 e 18 de outubro, a instituição decidiu promover o I Encontro de gênero do Grupo de pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep), intitulado “Gênero para além das fronteiras: tendências contemporâneas na América Latina e no Sul Global”, para trocas acadêmicas e diversidade de experiências de vida que refletem as leituras e a atuação de pesquisadores do Gaep.

O evento está sendo patrocinado por recursos públicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pgcult), do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia .

No vídeo que ganhou ampla repercussão na internet, Tertuliana Lustosa aparece sentada em uma mesa ministrando uma palestra e, logo em seguida, começa a cantar, sobe na cadeira, levanta o vestido deixando partes íntimas à mostras e ao final fala: “Educando com o C…”, arrancando aplausos da plateia.

A cena ocorreu dentro de um auditório do Centro de Ciências Humanas (CHH), Câmpus Dom Delgado, na Ufma.

50 thoughts on “Evento em que historiadora fala “educando com o c*” foi patrocinado com dinheiro público da Ufma

    1. Que Vergonha, este tipo de coisa não é para ser colocada na rede social da Ufma. A Ufma e uma instituição de ensino superior, aonde temos que buscar a cada ano melhor a nossa família acadêmica.

  1. Ainda bem que meus filhos não precisaram ingressar na UFMA. Hoje teriam vergonha em dizer que são alunos dessa instituição falida, uma tristeza vê a que ponto chegou. VERGONHOSO!

    1. Não sei qual o motivo de tanta raiva com uma instituição séria como a Universidade Federal do Maranhão! Seus filhos não precisam ou não tem competência para entrar na UFMA? Sou Professor e fui aluno da UFMA e isso muito me orgulha! O fato de uma pessoa se expor e agir de forma infeliz não apaga o trabalho sério de inúmeros profissionais competentes da Universidade e nem a formação de qualidade por ela ofertada a milhares de pessoas.

      1. Palavras sábias, Marcelino. Eu também sou egressa dessa Respeitadíssima Instituição de Ensino. Devo a esta Universidade muito. Passei em dois concursos públicos. Agora, já aposentada e novamente, estudando na UFMA. Não há responsáveis por este ato insano. A única responsável é a palestrante. Ora, muito menos o governo. A UFMA é uma instituição comprometida com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Com posturas de respeito aos Direitos Humanos e à democracia.
        A palestrante abusou da oportunidade e deveria reafirmas valores civilizatórios mais que necessários. Há uma diversidade de pessoas lgbtqia, que são extremamente competentes, respeitosas, excelentes pesquisadores e espontâneas. Foi um ato impensado. A UNIVERSIDADE permanece com suas propostas em promover o Conhecimento.

      2. Ridiculo Você defender essa Instituicão, você deferia pedi ao Reitor para abri processo contra essa Professorinha ridicula, a Universidade caindo as bandas , fica gastanto dinheiro com evento que só produz decadência.

      3. Flávio Dino também foi professor da UFMA e não é exemplo para ninguém. A instituição está errada! Outro dia presenciei uma apresentação de um TCC onde uma professora , que se diz professora de Direito, ignorantemente ,ao adentrar na sala disse :” boa tarde a todes”. Gostaria de saber quantos dicionários ela já publicou, afinal o Sr. Aurélio Buaque de Holanda , que publicou o dicionário da Língua Portuguesa, ficaria estarrecido, ao ouvir uma pseudo professora falar essa palavra. Deveria ser feita um novo concurso e uma pesquisa prévia de pessoas que não acrescentam em nada no ensino. Mas o estado tem crescido, afinal está em primeiro lugar como a pior educação do país, tem o pior IDH, a mais baixa renda do país, etc.

      4. Claro que a UFMA tem seus méritos e bons profissionais, não se pode negar! Então, por que permitir que esse tipo de evento seja realizado dentro da IES que existe por que é mantida com os nossos tributos? Essa “profissional que se diz professora” não deveria ocupar um cargo tão nobre como o de professor! Ela nos envergonha!

    2. Lógico… Seus filhos, assim como você, devem ser tão “burros” que não tem condições de entrar em uma universidade federal. Aí vem com essa desculpa. Deve ser um despeitado e invejoso por não ter conseguido acessar uma federal, aproveita qualquer episódio pra falar mal da universidade.

    3. Uma professora aculturada sem conteúdo no roteiro de ensino. Mente vazia e doente. Mas mesmo para pessoas doente há punições severas administrativamente civilmente bem com na esfera criminal. Nesse caso específico é cabível as três…

    4. Pois continuo com imagens boas e indico a UFMA a todos. Não é uma pessoa que vai destruir d imagem desta universidade. Será sempre destaque no Maranhão.

    5. Para ingressar na UFMA tem que estudar de verdade e passar no ENEM, enquanto que em Faculdade Particular BASTA PAGAR a mensalidade que QUALQUER UM ENTRA.

      A ocorrência de um CASO ISOLADO não pode tirar a credibilidade de uma excelente INSTITUIÇÃO COMO A UFMA que já formou VÁRIAS PESSOAS, inclusive algumas de destaques na História do Maranhão e do Brasil.

  2. Felizmente o nosso Piauí está na vanguarda em vários temas importantes como fome,miséria, analfabetismo e maus recentemente,na divulgação de personalidade do mundo LBGTQIA+N; AVANÇAAAAA PIAUI,AVANÇAAAAA DEMOCRACIA

  3. Felizmente o nosso Piauí está na vanguarda em vários temas importantes como fome,miséria, IDH,infraestrutura, educação, saneamento básico, analfabetismo e mais recentemente,na divulgação do valoroso trabalho de personalidades do mundo LBGTQIA+N; AVANÇAAAAA PIAUÍ,AVANÇAAAAA DEMOCRACIA

  4. Esta eh a educacao socialista de pessimo gosto – que este desgoverno ministra nas escolas e universidades do Brasil.
    Fora Gov. Lula

    1. Isso não tem nada a ver com o Governo Lula, ou você quer um governo que é fascista e nazista igual a Bolsonaro, deixe de fanatismo e respeite a UFMA.

  5. A educação falida, um povo analfabeto funcional adestrado pelo socialismo imposto pelo segmento universitário, formando mentes vazias de pensamentos e questionamentos científico; o dever da escola é ensinar o aluno a instigar o porque das coisas, aí vejo pessoa ensinar o cú é o que este país e está sociedade se transformaram pelo socialismo e sua democracia relativa…..

  6. Fco. Honório
    É bom que os internautas desta coluna conheçam depoimentos e ponto de vistas de um seriado unintopia que passa no canal Brasil Paralelo. Alguns países, incluindo o Brasil deve refletir o papel da educação formal de todos níveis. Para saber será hora de uma grande reforma? Ou então continuar com o pacto medíocre do processo de ensino e aprendizagem.

  7. AGORA ME DIGAM AONDE ESTÁ A CULPA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO,OU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA,NESSE CASO ESPECÍFICO BEM AÍ.
    EM PRIMEIRO LUGAR QUE TENHO CTZ.DE QUE A PALESTRANTE, NÃO DEVA TER ESCLARECIDO QUE A PALESTRA,CUJO A QUAL MINISTRARIA,IRIA SE TRATAR DA EDUCAÇÃO VINDA,COMO FONTE DE SABER O ORIFÍCIO DO CU. POIS SE RIVESSE DITO,TENHO CTZ.QUE O CORPO ADMINISTRATIVO DA UNIVERSIDADE TERIA BARRADO.PQ. TINHA QUE HAVER UMA DELIBERAÇÃO,DAQUILO QUE SERIA ABORDADO. AGORA SE NO MEIO DA PALESTRA A PLATÉIA, É SURPREENDIDA,COM TAL ATITUDE A CULPA NÃO É DA NOSSA BRIOSA (UFMA) E MUITO MENOS DO (PARTIDO POLÍTICO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA) QUE É UM PARTIDO,COMO OS OUTROS QUALQUER,MAIS NÃO IMORAL, E QUE PRIMA,PELO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO,MAIS QUE SEJA A EXPRESSÃO,PAUTADA,DENTRO DE UMA ÉTICA MORAL. ENFIM! OUÇAM PRIMEIRO A REITORIA,BUSQUEM,COLHEREM, INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVA,DE UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO MARANHÃO,QUE TEM UM CONCEITO A ZELAR. NAO SE PRECIPITEM,SE A PROFESSORA,AGIU EM CAUSA PRÓPRIA. A UNIVERSIDADE,NAO PODE SER RESPONSABILIZADA, POR ISSO!!!!

    1. Tô com vc meu querido,só acho que as universidades deveriam se policiar mais sobre quem são as pessoas palestrantes, para que não aconteça uma situação dessa.um abraço.

    2. Ainda tem pessoas com mentes doentia defendendo a tal da educação do C, claro que a UFMA tem culpa, e isso é a cara do PT .

    3. A Univerdade pode sim ser responsavel, pois é professora dos quadros está representado a Instituicāo, tinha conhecimento desse evento que não engrandece em nada os alunos e Instituição. Só lamento para quem defende isso.

    4. A DIREÇÃO SUPERIOR DA UFMA PODE E DEVE SER RESPONSABILIZADA SIM,POIS,AO MEU VER HOUVE PERMISSÃO, E QUIÇÁ CONLUIO.

  8. Minha gente tão fazendo tempestade em copo d’água.Hoje em dia o que se ver mais nas redes sociais são bundas de mulheres de todo tipo até das idosas.Qual é o marmanjo que não gosta de um cú gostoso! O negócio é tão sério que chegou a ser tema na Universidades Vocês viram a bundinha bonitinha da palestrantes kkkkkkkk.

    1. Amigo a rede social é aberta pra todos, mas um auditório é diferente, estamos falando de uma das maiores universidades do país, tem que respeitada… Ela que procure um cabaré pra ela fazer o show dela.

    2. É uma louca que só queria Ibope. De educada não tem nada. Você colocaria sua filha ou sua neta nas mãos de doente social como essa?

  9. O organizador do evento deveria ressarcir os cofres públicos pelos gastos para trazer essa palestrante, pois foi DESRESPEITOSO, VERGONHOSO, IMORAL, enfim sua atitude representou tudo aquilo que degrada o ser humano.

  10. Esse é o nível de doutrinação patrocinada pela esquerda. Infelizmente, as universidades públicas são antros de ideologias espúrias e que tem com objetivo “criar” imbecis.

  11. As universidades públicas tem que se reinventar! Para boa parte dos jovens entende-se como mulher personalidade , corajosa ou algo similar! Ao meu ver, essa atitude percebe que bonitinha quer se promover! Ficará conhecida pois o Brasileiro tem essas façanhas!

  12. O maior projeto da uma, um tal de guarnice, quando eu fui aluno dessa instituição, aprendi que uma universidade seria centro de ensino, com pesquisa e extensão, onde se encaixa toda essa vulgaridade e a plateia estava feliz, todos com o dinheiro público, viva a província brasil, sonhamos em ser uma nação. Nos países árabes, ladrão vira maneta, aqui nesta província o ladrão vira presidente.

  13. A Universidade Pública é maior que isto. Com duas graduações na UFMA eventos como este (na realidade a individualização de gestos) não tira jamais a excelência do que o ensino, a pesquisa e extensão, pilares da educação superior, proporciona a quem tem a capacidade de conseguir uma vaga. Avante UFMA.

    1. As Universidades Federais estão acabadas, pode ser que na sua época tenha essa excelêcia. Hoje só produz essa aberacões. Continua apoiando a esquerda, tá bem proximo do nível das escolas públicas . Um LIXO.

  14. Essa forma de ensino dramática no Maranhão, uma Universidade que adecadas era de confiança os pais colocar seus filhos, hoje se vê a ridicularidade e os escândalo banal.

  15. ” dinheiro público da, UFMA”? A UFMA, não tem fábrica de dinheiro, o, que a UFMA, tem muito é maconheiros e farinheiro. O, pior é que, quem comprou esse baguio aí paçero, foi Eva, que tem como seguidoras, Leila Diniz, Adriana Calcanhotto, Cássia Eller, Rita Lee Jones , Jennys Joplin e, Jimi Hendrix; Curty Cobain, e Courtney Wilson.

    “. O, CASTO É, INDECENTE EM TODOS OS SENTIDOS”!( NELSON RODRIGUES)! IMORAL É ESSE DESGOVERNO QUE TEM O MARANHÃO, COMO O SEU MAIOR CURRAL ELEITORAL DO PAÍS.QUE DIGA, OS 78%, DOS MARANHENSES DEPENDENTES DE MIGALHAS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS DE UM DESGOVERNO CAPITALISTA E POPULISTA, ENQUANTO OS TRABALHADORES BRASILEIROS, BANCAM AS SUAS COMPRINHAS DE LUXO, ENQUANTO ELE CONFISCA POUPANÇA FGTS, VALORES ESQUECIDOS, DO TRABALHADOR BRASILEIRO QUE É COM O QUE ELE TÁ TROCANDO AS AERONAVES DE LUXO, POR EXIGÊNCIA DE JANJATOUR! E OS PUXA SACOS SABEM MAS FICAM TUDO PIANIM, NÉ PAI? HUM? ENTÃO NÃO CUTUCA, TARRENDO

  16. A scoisinha queria algo com o nome dela dizendo que é…,…, e ,….
    Pronto, consegui. Gente onde acharam. Agora o que o nosso maravilhoso presidente tem com isso? Povo criticar também requer, educação e cultura.

  17. A Geração Paulo freire da ufma só aprendem duas coisas lá da o cu e Fumar maconha. Belíssimo Futuro esse País tem.

  18. Essa Geração Paulo Freire da ufma só sabem dar o cu e Fumar maconha. Belo futuro nosso País está trilhando.

  19. Esse tipo de ação, infelizmente, denigre a imagem de qualquer instituição. Nesse sentido, é natural que pais e mães de família afastem seus filhos desses ambientes.

  20. Vocês gostam muito de julgar uma instituição né? Parecem carniças só esperando uma oportunidade, não joguem no lixo uma Instituição séria e uma das melhores do país. Errado foi o ato de uma pessoa somente, a que nem é professora da instituição mas foi convidada pela organização do evento. A irresponsabilidade é.da pessoa e da organização e não da UFMA , vamos deixar de ser mais senso comum ! Fica a dica !

  21. Infelizmente, é isso que as universidades públicas, tem a oferecer!!! Essa égua, que se diz professora, cantora, devia dar aula na casa da Jamja. Que pena que UFMA, foi atingido com essa babaquice dessa (e) babaca….

  22. Isso não é política, são canalhas colocando suas ideologias e pior dentro de um sistema de educação. Safadeza na cara da sociedade e ainda com apoio da podridão do sistema que são alimentados por nossos impostos. Viva ao estado mais miserável do Brasil. Vergonha!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *