A ex-vereadora de São Luís e ex-secretária-adjunta municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), Maria Bárbara Araújo dos Santos Silva, mais conhecida como Bárbara Soeiro, está na mira do Ministério Público do Maranhão por supostamente ter abandonado cargo público.
O caso está sob o comando do titular da 30ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, João Leonardo Sousa Pires Leal, após denúncia enviada para o Núcleo de Triagem das Promotorias de Justiça da Capital.
Bárbara Soeiro estava como adjunta da Semcas quando teria abandonado o cargo sem apresentar qualquer justificativa, o que configura atos de improbidade administrativa.
O promotor João Leonardo instaurou um Procedimento Preparatório visando coletar mais elementos sobre o caso e a apuração pode durar até 90 dias.
A ex-vereadora foi nomeada como secretária-adjunta da Assistência Social pelo prefeito Eduardo Braide e no dia 6 de dezembro do ano passado foi exonerada juntamente com outros servidores comissionados após a pasta ser envolvida em um escândalo de corrupção (reveja aqui).
No final do mesmo mês, a Câmara de Vereadores de São Luís concedeu a Medalha “Simão Estácio da Silveira” para Bárbara pela sua contribuição com a sociedade ludovicense e deixado marcos importantes em seus mandatos na Casa Legislativa, como a implantação da Procuradoria da Mulher, sendo Procuradora da Mulher por dois anos consecutivo.