Levantamento realizado pelo Instituto Exata em parceria com O Imparcial aponta polarização entre o senador do PDT, Weverton Rocha e o governador Carlos Brandão (PSB) na corrida eleitoral para o Palácio dos Leões.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 9 de junho e foram ouvidas 1451 pessoas em todo o estado, com uma margem de erro de 3,28 para mais ou para menos e confiabilidade de 95%, e registro no TSE como MA-04453/2022.
No cenário estimulado, com todos os pré-candidatos a governador, Weverton tem 29% das intenções de votos, Carlos Brandão (PSDB) tem 24%, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahésio Bonfim (PTB) aparece em terceiro lugar com 14%, seguido pelo ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PSD) com 11%.
Já o deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) tem 2%, Hertz Dias (PSTU) tem 1% e Enilton Rodrigues (PSOL) tem 0%; Outros 6% disseram que pretendem votar em branco ou nulo e 13% não sabem ou não responderam.
Em um segundo cenário, em que apenas quatro nomes estão na disputa, o senador pedetista volta a aparecer em primeiro lugar com 31% das preferências de votos; o governador tem 25%; Lahésio Bonfim com 14% e Edivaldo Holanda Júnior, 12%. Não sabem ou não responderam, 12% e 6% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco.
Foi simulado também pelo Instituto Exata o segundo turno entre Weverton e Carlos Brandão.
Neste cenário, o pedetista teria 43% contra 37% do socialista. Os que votariam branco ou nulo seriam 11% e 9% não sabem ou não responderam.
Já em um eventual embate entre Weverton e Lahésio Bonfim, o parlamentar aparece com com 52% e o ex-prefeito com 24%. Os que votariam branco ou nulo seriam 11% e 13% não sabem ou não responderam.
E o confronto com Carlos Brandão e Lahésio Bonfim, o atual governador aparece com 47% e o bolsonarista figura com 27%. Os que votariam branco ou nulo seriam 12% e 14% não sabem ou não responderam.
Em um outro cenário, em um eventual segundo turno entre Weverton Rocha e Edivaldo Holanda Jr, o senador vem com 55% das intenções de voto contra 20% do ex-prefeito de São Luís. Os que votariam branco ou nulo seriam 13% e 12% não sabem ou não responderam.
Se a disputa em um eventual segundo turno ocorresse entre Carlos Brandão e Edivaldo Holanda Jr, o governador surge com 49% das intenções de voto contra 23% do ex-gestor. Os que votariam branco ou nulo seriam 15% e 13% não sabem ou não responderam.
Mentira da poha!
Lahésio está na frente, todos sabem disso.
Lahersio só tem voto na cidade dele, quando começar de verdade vai cair para 3