O presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, deputado Fábio Braga (PTdoB), prestigiou, na segunda-feira (31), na cidade de Vargem Grande, o encerramento do tradicional Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, denominado na região o Santo Protetor dos Vaqueiros.
Na oportunidade, Fábio Braga percorreu as ruas da cidade na procissão, acompanhado do Bispo de Coroatá Dom Sebastião, vereadores, lideranças e de uma multidão calculada em 15 mil pessoas. A procissão saiu da Igreja Matriz, às 16h, e terminou com uma missa campal, realizada no começo da noite na Praça da Matriz.
Na manhã de sábado (22), Fábio Braga acompanhou os fiéis e romeiros, que carregaram o andor com a imagem de São Raimundo dos Mulundus até na Paulica, onde foi realizada missa campal com a presença do Bispo Dom Sebastião, do Padre Antônio Carlos e demais membros da Igreja Católica de Vargem Grande.
DEVOÇÃO E FÉ
O festejo de São Raimundo é considerado uma das maiores festas religiosas do Maranhão, pois anualmente reúne, entre os dias 22 e 31 de agosto, milhares de fiéis do Brasil e de outros países. O início do festejo foi marcado pela procissão, que saiu da Igreja da Matriz e terminou no povoado Paulica, às margens da BR- 222.
Fábio Braga destacou a importância do Festejo para a devoção e fé do povo de Vargem Grande, e lembrou que o festejo, que ganhou repercussão nacional e internacional, começou há 100 anos, na comunidade rural Mulundus, a 30km da sede de Vargem Grande, lugar onde vivia e morreu o vaqueiro Raimundo Nonato.
Durante o Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, os vaqueiros prestam suas homenagens ao santo com gibão, peitoral, mocó, perneiras e chapéu. Já os outros romeiros participam, descalços ou não, pagam suas promessas, carregando prendas e objetos em agradecimento pelas graças alcançadas.