A governadora Roseana Sarney assinou Medida Provisória que cria a Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep). Convocado para assumir a nova pasta pela chefe do Executivo estadual, o ex-secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, afirmou que vai encarar novos desafios com a certeza que todos serão vencidos, além da efetiva concretização das ações, projetos e programas que, antes eram gerenciados pela Seplan e agora transferidos para a sua nova pasta, como o sonho de décadas do servidor público estadual, o Plano Geral de Carreiras e Cargos (PGCE).
Gondim lembrou que entre os novos desafios está a construção da Cidade Administrativa – missão dada pela governadora Roseana Sarney no dia 19 de abril deste ano, quando encaminhou à Assembleia Legislativa o Plano Geral de Carreiras e Cargos dos Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual (PGCE). Vamos reunir em um só local todos os órgãos do Estado, o que vai propiciar ao cidadão a prestação de serviços de melhor qualidade e, ao servidor, um ambiente apropriado para o bom desempenho de suas funções, refletiu.
Gondim relacionou, ainda, outros projetos que vão ser consolidados pela Segep. Entre esses, a Sala da Situação que disponibiliza aos gestores e tomadores de decisões informações gerenciais em cinco telões controlados por um servidor multimídia. As informações são geradas por intermédio de consultas a sistemas como o Siafem, Siagem, Sispca, Folha de Pagamentos, entre outros. Vamos aprimorar cada vez mais e incorporar novas bases de informações, enfatizou Gondim ao avaliar que a base de dados hoje já disponibilizada representa um grande salto na qualidade das informações.
Segundo ele, todos os projetos que estão sendo desenvolvidos têm em sua essência a modernização da máquina pública estadual e a prestação de serviços de qualidade ao servidor e ao cidadão. Outro projeto relacionado por Gondim é o de Mapeamento de Processos, que permitiu a modelagem de 10 processos que serão Virtualizados: Pagamentos Acima de Oito Mil, Pregão Presencial, Alteração Orçamentária, Progressão e Promoção, Aposentadoria por Invalidez, Aposentadoria por Idade e Tempo de Serviço, Aluguel de Imóveis, Prorrogação de Contratos de Locação, Diárias e Passagens, Adesão a Ata de Registro de Preços.