O Blog do Neto Ferreira recebeu com exclusividade uma denúncia da prática de irregularidades em um órgão federal no Maranhão.
Trata-se de uma associação de pessoas formadas por um presidente e um funcionário de uma entidade de pescadores, um advogado que é servidor do Ministério do Trabalho e um Secretário adjunto. O intuito dos envolvidos, seria facilitar a liberação de documentos para pescadores.
Os documentos dos pescadores são emitidos com datas retroativas, com a finalidade de criar um direito para a obtenção de vantagens financeiras no recebimento dos seguros defesos.
O funcionário da Entidade de Pescadores se passa por servidor público, mesmo não tendo qualquer vínculo, possuindo livre acesso às dependências e sistemas do órgão.
O grupo está fundando entidades que supostamente representariam os pescadores em diversos municípios do Maranhão, que aliciam e prometem documentos para os pescadores em troca de uma divisão do valor recebido referente ao seguro-defeso.
Há seis meses, o blog noticiou um modus operandi semelhante, em que um indivíduo se passava por servidor público, inclusive, representando o órgão em reuniões oficiais.
Uma notícia crime está sendo protocolada, junto à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, para apurar as irregularidades.