Categorias

Famem convoca eleição e provoca reação imediata de prefeitos e do governo

Na quinta-feira (3), a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem convocou eleições para a nova diretoria e do conselho fiscal da instituição para o biênio 2023-2024.

A convocação causou reação imedidata de prefeitos e do governo do Maranhão, que iniciaram as articulações para formar chapas para disputar o pleito da entidade, que ocorrerá no próximo dia 21 de novembro.

Logo após o anúncio, o secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, e o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, trataram logo de reunir alguns dos gestores municipais que pretendem concorrer à presidência da Federação. Entre os que se encontraram com integrantes do governo estão os prefeitos de Coelho Neto e de São Mateus, Bruno Silva e Ivo Rezende, respectivamente.

Rezende registrou o encontro nas redes sociais e falou sobre união e alinhamento de ações, políticas públicas e programas com o governo.

“Boa reunião nesta quinta-feira (3), para articular políticas públicas e alinhar ações e programas desenvolvidos pelo @governoma. A união faz a força, para seguir com políticas inovadoras e concretizando mudanças no Maranhão.”

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ivo Rezende (@ivorezende)

Também estiveram presentes na reunião, o deputado estadual eleito, Ricardo Arruda, o prefeito da cidade de Coelho Neto, Bruno Silva, o prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, ex-prefeito, Miltinho Aragão, o deputado federal Rubens Jr e o deputado federal, André Fufuca.

Bruno Silva também fez questão de divulgar a reunião: “Ao lado do nosso deputado federal André Fufuca participei de uma reunião na Secretaria de Articulação Política do Estado, para alinhar ações e reafirmar nossa parceria com o governo do Maranhão”, escreveu.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Bruno Silva (@brunoasillva)

Segundo a Famem, a nova Mesa Diretora somente tomará posse no início de 2023, mas o processo eleitoral será realizado para facilitar a transição e garantir que mais prefeitos possam participar, uma vez janeiro é um mês no qual muitos gestores tiram suas férias.

O edital de convocação datado de 27 de outubro de 2022 é assinado pelo atual presidente da Famem, prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, que designou os membros da comissão eleitoral. Todas as normas referentes às eleições estão publicadas no website e no Diário Eletrônico da instituição.

As chapas serão apresentadas através de requerimento de registro, em duas vias, na Coordenação Administrativa da FAMEM, localizada na Avenida dos Holandeses, nº 06, Quadra nº 08, Bairro Calhau, nesta Capital, até as 18:00h do dia 13 de novembro de 2022.

São elegíveis para os cargos todos os prefeitos dos municípios associados quites com as obrigações perante a Tesouraria no ato do pedido de inscrição. Somente os municípios regularmente associados e quites com a Tesouraria poderão exercer o direito de voto. Os municípios associados, por intermédio de seus prefeitos ou representantes legalmente habilitados, poderão requerer levantamento de débito junto à tesouraria para fins de quitação e exercício do direito de voto, até dia 20 de novembro de 2022.

Ainda de acordo com o edital, os municípios que não estiverem associados à FAMEM poderão exercer o direito de voto, após preenchimento de cadastro de associado e a efetivação do pagamento e a assinatura de autorização de débito, devendo este procedimento ocorrer até dia 20 de novembro de 2022.

2 thoughts on “Famem convoca eleição e provoca reação imediata de prefeitos e do governo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *