Do Fantástico
Um retrato do abandono do ensino público no Brasil. São escolas sem água potável, sem banheiro e até sem sala de aula.
Durante dois meses, os repórteres Eduardo Faustini e Luiz Cláudio Azevedo percorreram escolas públicas que tiveram as médias mais baixas no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa).
“Tem aluno que até cai da carteira, principalmente os menores, da educação infantil”, diz uma moradora de Codó, no Maranhão.
O que a reportagem mostra são escolas em que falta tudo, escolas que nem de longe lembram uma escola. O que não falta é a força de vontade de alunos, professores e pais que sofrem com as péssimas condições de ensino. Sofrem e ficam indignados.
A escola municipal em Codó, no Maranhão, se chama Divina Providência e espera providências há muito tempo.
Fantástico: Há quanto tempo essa escola está assim? Do jeito que está assim hoje.
Deusdet Oliveira Matos (comerciante): Está com mais de 15 anos.
O Deusdet é um comerciante que construiu a escola há 50 anos e, do jeito que pode,
continua tomando conta dela.
Deusdet Oliveira Matos: Quando está gotejando, eu vou, tiro a goteira. Agora, esse ano eu ia fazer essa parede de tijolo, mas ainda não fiz.
Fantástico: O que leva o senhor a cuidar dessa escola?
“O piso da escola não é adequado para o tipo de carteira, porque as carteiras, como é você pode ver, é um cano. Então, elas afundam no chão. E aí tem aluno que até cai. Aí chora, devido ao chão batido, que aqui não sabe se aqui é uma subida, ou ali é uma descida. É um desnível total. Porque aqui era uma casa de moradia. Era uma pessoa que morava aqui. Aí montou essa escola aqui para eles”, conta Rosa Maria Pereira Cunha, professora em Codó, no Maranhão.
Rosa Maria Pereira Cunha (professora em Codó, no Maranhão): Quando chove, fica escuro.
Fantástico: Não tem luz.
Rosa Maria
Pereira Cunha: Tem não. Não tem luz.
Como beber água nessas condições? E como fazer a merenda?
EM SANTA RITA A SITUAÇÃO É A MESMA, DEIXARA PARA REFORMARES OS COLÉGIOS, SÓ AGORA DEPOIS QUE COMEÇARAM AS AULAS. PARA TEREM AS DESCULPAS, QUE NÃO ESTA HAVENDO AULAS PQ ESTÃO EM REFORMA, ISTO É UM ABSURDO QUEM PERDE SÃO AS CRIANÇAS E ALEM DO MAIS NOS COLÉGIOS, DO CENTRO QUE ESTÃO HAVENDO AULAS AS SALAS ESTÃO SUPER LOTADA.