Categorias

Flávia Alves propõe efetivar metropolização de São Luís

Na disputa pela Prefeitura de São Luís, Flávia Alves (Solidariedade) defendeu que a capital maranhense deve protagonizar a articulação para tornar efetiva a metropolização da Grande Ilha, que nunca saiu do papel, desde 1998.

A candidata propõe iniciar o debate com os quatro municípios que compõem a Ilha – São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar – fundamentado em dois eixos principais: transporte público e arranjos produtivos locais (agricultura familiar e pesca).

Sobre o transporte público coletivo, a candidata defendeu como prioridade a implantação de um novo modal de transporte para atender a Ilha de São Luís, o trem urbano elétrico, interligando os demais municípios à área central da capital.

Flávia Alves reafirmou a viabilidade – de recursos e de malha viária – para implantar o trem urbano na região. Ela citou que veículos elétricos sobre trilhos já é realidade em várias capitais e até cidades do interior do Nordeste, a exemplo de Sobral, no interior do Ceará. “Então, por que São Luís também não pode ter um novo modal de transporte?”, indagou criticamente.

“Há um esforço do governo federal para liberar recursos para o desenvolvimento das cidades, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”, informou. Como exemplo, Flávia Alves citou que, na mesma semana em que defendeu a implantação do trem urbano, o governo federal contratou estudos de viabilidade para reativar a malha ferroviária de Itapecuru a São Luís.

De acordo com Flávia Alves, iniciativas para implantação de novos modais de transporte devem estar conectadas e devem servir como eixo para a metropolização. Além de recursos do governo federal, através do PAC, a candidata também afirma a possibilidade de firmar parcerias público-privadas para somar e garantir a execução do projeto.

Outro ponto de conexão, segundo Flávia Alves, consiste nos arranjos produtivos locais envolvendo a agricultura familiar e a pesca. “Temos que conectar os municípios com suas aptidões. Podemos atender nossa região e até mesmo mandar para outros estados nossas produções”, disse.

Flavia Alves defendeu que a capital, que é polo entre as cidades circunvizinhas, deve chamar essa responsabilidade para si: “Eu coloquei no meu plano de governo que a Prefeitura de São Luís deve ser a protagonista desse processo, deve liderar o debate em favor do desenvolvimento de todas as cidades que integram a Região Metropolitana”.

A Região Metropolitana de São Luís é formada por 13 municípios: São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Morros, Axixá, Icatu, Santa Rita, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *