O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou, na manhã desta segunda-feira (18), em entrevista coletiva, realizada no Palácio dos Leões, um corte de R$ 100 milhões no orçamento do estado para que seja garantido o equilíbrio fiscal. Essa medida faz parte da reestruturação da Casa.
O corte afetará principalmente contratos firmados entre empresas terceirizadas e prestadoras de serviço e governo. Além disse, afirmou que ocorrerá mudanças no secretariado.
De acordo com Dino as áreas da saúde e educação não serão afetadas com os cortes e que efetuará contigenciamento de 30% no orçamento do custeio da máquina administrativa.
O governador destacou, ainda, como avanços na área social os programas Mais IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Escola Digna e Bolsa Escola, os trabalhos de infraestrutura desenvolvidos em sua gestão por meio do programa Mais Asfalto. No campo econômico, Flávio Dino apontou o aprimoramento do Simples os investimentos na agricultura familiar.
Durante a entrevista coletiva, o gestor estadual afirmou que serão intensificadas ações na área da Segurança Pública com a incorporação de mais policiais e novas viaturas.
Na ocasião, o governador confirmou que as secretarias de Estado do Turismo e da Cultura serão uma só e quem comandará a pasta será o atual adjunto da Secma, Diego Galdino.
Quanto a atuação de facções criminosas em presídios, o governador rebate o boato apontando avanços na área. Sobre ações mais efetivas na área de Segurança, Dino aponta medidas repressivas e preventivas para reduzir o crime. Também fez destaque às operações de combate a agiotagem no estado, tais quais asseguram que todos casos serão investigados.