Na ocasião dos 500 dias para a abertura dos jogos da Copa do Mundo em 2014, o presidente da Embratur, Flávio Dino, fez um balanço das ações promovidas para a divulgação do Brasil no exterior e ressaltou o planejamento feito pelo instituto para fortalecer a vinda de estrangeiros para o país. A entrevista foi concedida ao Portal da Copa.
Os números e as expectativas para os grandes eventos que acontecerão no Brasil a partir de 2013 trazem grandes oportunidades de manutenção de grande quantidade de turistas para o Brasil. Em 2013, a Jornada Mundial da Juventude (evento que reúne milhões jovens cristãos de todo o mundo) e a Copa das Confederações serão o ponto de partida para solidificar uma imagem positiva do Brasil nos turistas vindos de outros países.
Segundo Flávio Dino, o momento é de garantir o sucesso de todos esses eventos para que os turistas que vierem pela primeira vez ao Brasil levem boas referências do país para seus locais de origem.
“A nossa preocupação principal é garantir que a Copa do Mundo seja um sucesso do ponto de vista turístico. Isso significa não apenas garantir a presença dos 600 mil turistas estrangeiros projetados, como também garantir que este ciclo de crescimento do turismo internacional no Brasil vá além da Copa. O investimento que estamos fazendo é para mostrar os preparativos do Brasil e demonstrar que estamos aptos a sediar a Copa do Mundo com êxito. Ao mesmo tempo, buscamos dialogar com os operadores de turismo, mostrando as oportunidades de negócios que a Copa traz e apresentando os atrativos turísticos do Brasil,” disse Flávio Dino.