Categorias

Flávio Dino será sabatinado nesta quarta-feira no Senado

O ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), será sabatinado na manhã desta quarta-feira (13) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal para ocupar vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Paulo Gonet será sabatinado pelo mesmo colegiado, para a vaga de procurador geral da República (PGR).

Dino foi indicado para o posto pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e até ontem (12) fazia campanha junto aos senadores para tentar baixar o nível de rejeição que acabou acumulando na Casa em 2023, sobretudo com a oposição ao governo.

Depois da sabatina na CCJ Dino terá o seu nome submetido ao Plenário da Casa. Se aprovado, ficará com a vaga de ministro do Supremo, que antes era ocupada pela ministra aposentada, Rosa Weber. Dino tem 55 anos de idade e poderá ocupar o posto até completar 75 anos.

O ministro foi eleito senador pelo Maranhão na eleição do ano passado, quando conseguiu mais de dois milhões de votos. No entanto, ele se licenciou do mandato para assumir o cargo de ministro da Justiça.

A suplente, Ana Paula Lobato (PSB) é quem está no exercício do mandato desde então. A socialista vai herdar o posto em definitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *