Com a licença do senador Ciro Nogueira da presidência nacional do Progressistas, o deputado federal André Fufuca será conduzido ao cargo. Com apenas 31 anos, Fufuca se torna o mais jovem presidente de legenda no país e o mais jovem da história do partido. Está é a segunda vez em toda a história do Brasil que um maranhense assume a presidência de um grande partido no país. O feito só havia sido alcançado em 1979 por José Sarney, quando assumiu a presidência do Partido Democrático Social (PDS).
O progressistas ocupa hoje o lugar de terceiro maior partido do país com uma bancada de 7 senadores, 41 deputados federais e 689 prefeitos. Fufuca prefere manter a postura de grupo. “graças ao nosso bom Deus, assumo essa missão com humildade e gratidão. Minha história prova isso. Tentarei fazer o meu melhor e garantir que o Progressistas mantenha os rumos de crescimento e desenvolvimento na construção de um Brasil melhor. Caminhos esses pavimentados pelo presidente Ciro Nogueira.
A responsabilidade de ocupar grandes cargos na hierarquia política do país não é uma novidade para o jovem deputado. Em 2017, Fufuca se tornou o mais jovem parlamentar a assumir a Presidência da Câmara dos Deputados.
Fufuca terá a função de conduzir o partido na pré-campanha do ano que vem. A estratégia é tornar a legenda a maior do Brasil. “ somos um grupo e vamos agir como um grupo. Nossa meta é fortalecer o partido no Brasil e não iremos tergiversar desse objetivo”, disse.