A disputa por um espaço na chapa majoritária de Flávio Dino (PC do B) pode estar prestes a ter um desfecho, pelo menos é o que se entende, diante da declaração da deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB), que revela: “o Flávio conversou com o Brandão e garantiu que o PSDB terá espaço garantido na chapa majoritária”. O comentário da filha do ex-prefeito de João Castelo, ocorre na mesma semana em que ganhou grande repercussão o enunciado do presidente da Embratur, ao afirmar “ser uma honra” contar Castelo em seu palanque em 2014.
O “namoro” entre PSDB e Flávio Dino é antigo, desde o mês de maio desse ano, o deputado federal Carlos Brandão já anunciava uma pretensão de aproximação dos dois lados, mas que as conversas deveriam ter cautela, por conta da disputa presidencial de 2014, uma vez que Aécio Neves (PSDB) vai precisar de um palanque no Maranhão. Então o acerto com os tucanos passaria também por um acordo na disputa do governo federal.
Em relação à declaração da deputada Gardênia, o presidente do PC do B no Maranhão, explica que “todas as discussões sobre a montagem da chapa vão ser feitas no momento certo, esse debate vai ser levado com tranquilidade”. Márcio Jerry ainda comenta “todos os pleitos para ocupar a vaga de vice-governador de Flávio são legítimos”.
Na fala do líder comunista é perceptível o cuidado que se tem de não confirmar e nem negar a afirmação da tucana, uma vez que existe um tensionamento constante dentro do grupo oposicionista, por conta das disputas das vagas na chapa majoritária. Ainda em 2012, um acordo teria sido feito com o PDT e PSB para que as vagas de vice-governador e de senador fossem ocupadas pelos partidos citados, respectivamente. No entanto hoje o PSDB e o Solidariedade reivindicam também seus espaços, o que vem gerando grandes discussões nos bastidores.
Ciente dessa situação, Márcio Jerry ainda enfatiza: “a unidade é essencial para consolidar o sentimento de mudança que o povo deseja, devemos manter essa idéia, para que se transforme em uma vitória eleitoral em 2014”.
O presidente do PSDB, Carlos Brandão, foi procurado por nossa equipe para comentar o assunto, mas sua assessoria informou que ele participava de uma reunião na Câmara Federal e não conseguia manter contato. Já Flávio Dino, respondeu o comentário por meio de uma mensagem enviada por sua assessoria: “Todas as vagas majoritárias serão debatidas em uma reunião com os partidos. Dialogo e negociação entre todos”.
Vaga de vice
Apesar de não ter confirmado que a vaga ser preenchida pelo PSDB seria a de vice-governador, Gardênia Castelo mostrou que esse talvez seja o único espaço que possa a ser oferecido a legenda. “Entendemos que é praticamente certo a candidatura de Roberto Rocha ao senado, então se o nosso partido vai ocupar um espaço na chapa majoritária, possivelmente esta vaga seja de vice, mas ainda existe muito a ser discutido”, completou. (O imparcial)