Categorias

Governo Flávio Dino tem o pior índice de oportunidade aos estudantes, aponta IOEB

O Maranhão está em penúltimo lugar no quesito oportunidades aos estudantes do Brasil, é o que aponta o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) que analisa como cada Estado está contribuindo para o sucesso educacional das crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes de ensino.

O resultado da análise foi divulgado no dia 20 de outubro.

Segundo o relatório, o Estado maranhense, que é comandado pelo governador Flávio Dino (PSB), ficou em 26º lugar entre as Federações alcançando nota 4.1, ficando na frente apenas do Amapá. Em primeiro lugar está o estado de São Paulo com nota 5.7 e em segundo o Ceará e Minas Gerais que ficaram com 5.5. O resultado obtido em 2021 é fruto do cálculo que teve como os dados do IBGE 2010, do Censo Escolar 2019 e do Saeb 2019.

O IOEB é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal, e o país como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem. Foram avaliados mais de 5 mil municípios brasileiros analisando as oportunidade de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

O indicador é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais.

De acordo com as informações, o índice é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *