Categorias

Governo não tem dinheiro para realizar concurso para a AGED, mas gasta fortuna com contratação de empresa

Enquanto os funcionários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) padecem com a deterioração do órgão, péssimas qualidades de serviço e sobrecarga de trabalho, em virtude do quadro remido de funcionários, a pasta tem extrapolado com gastos irrelevantes; o que revolta, ainda mais, os funcionários, que estão em greve desde o dia 3 de outubro.

Dentre as muitas reivindicações da categoria, está a realização do concurso público anunciado pelo governador Flávio Dino, mas nunca efetivado. Os funcionários reforçam que a criação de 173 vagas foi autorizada e incluída no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016. No entanto, não passou do papel.

De acordo com o documento abaixo, a despesa do concurso foi estimada em R$ 6.738.748,00 (seis milhões, setecentos e trinta e oito mil, setecentos e quarenta e oito reais). O valor da despesa poderia ser desculpa para a não realização do certame, no entanto não é. Isso porque a AGED  assinalou um possível contrato com o Instituto de Agronegócios do Maranhão (INAGRO) pelo valor exorbitante de R$ 7.199.840,00 (sete milhões, cento e noventa e nove mil e oitocentos e quarenta mil reais). Detalhe, com dispensa de licitação.

Portanto, o valor do contrato com a INAGRO é superior aos gastos do certame. O disparate foi assinado pelo presidente da AGED, Sebastião Cardoso Anchieta Filho. O termo, que ratifica a dispensa de licitação, é datado de 6 de setembro deste ano. O documento foi publicado no dia 14 de setembro no Diário Oficial do Maranhão. O contrato terá vigência de 12 meses a contar da data da assinatura do mesmo.

Como se percebe, o Governo do Estado não está nem um pouco preocupado em aumentar o quadro de funcionários da AGED; o que vai comprometer, ainda mais, a prestação de serviço do órgão. O Blog Neto Ferreira já havia publicado a situação precária dos prédios da AGED no interior do estado (Reveja).

aged

1

inagro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *