Depois de terem conseguido assinatura do decreto em 17 de maio de 1990 por reivindicação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), ao voto contra a Homofobia, o grupo escolheu o dia 17 de maio para celebrar o Dia Internacional de Combate à Homofobia.
O grupo Gaivota realizou hoje, na Praça Nauro Machado, na Praia Grande, em São Luís, um ato público pelo Dia Internacional de Combate à Homofobia. A manifestação contou com a participação popular e de representantes de instituições como a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE) e grupos de defesa dos direitos da comunidade LGBT no Estado.
A homossexualidade já foi considerada doença mental, até que, a 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) corrige esse erro histórico, num caminho incompleto, rumo à igualdade entre pessoas com orientação sexual diferente.
Para o coordenador do Grupo Gaivota de São Luís, “hoje é um dia muito importante para todos nós somos todos cidadãos e livre de todos os direitos, merecemos o respeito de todos e vamos continuar em combate contra a homofobia”.
BOM DIA.TUDO BEM.ME.ADD NO ZAP 98 984034007.ABRACO