Diante das ofensas proferidas pelo advogado Gustavo Zanelli ao povo do norte e nordeste brasileiro, especialmente os maranhenses, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) protocolou requerimento na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados solicitando a convocação do advogado para que o mesmo esclareça os insultos discriminatórios. O parlamentar também convidou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Leandro Daiello Coimbra, o diretor da Polícia Federal e o procurador-geral do Ministério Público Federal, Dr. Rodrigo Janot.
O advogado usou sua página pessoal na Internet para escrever textos com conteúdo ofensivo aos nordestinos e, principalmente, aos maranhenses, além de ter postado comentários denegrindo o Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
“São inconcebíveis essas atitudes contra o povo nordestino e tem que se banido de nossa sociedade, não podemos mais aceitar essas atitudes ofensivas, preconceituosas, difamatórias e de baixo calão contra quem quer que seja”, justificou o parlamentar.
ATENÇAO MEUS NOBRES DEPUTADOS AO INVES DE VCS CRUSIFICAR ESTE CIDADAO FAÇAM O SEGUINTE VENHAM PASSAR UNS DIAS AQUI EM SAO LUIS,MA OU EM QUALQUER LOCAL DO ESTADO QUE VCS VAO TER UMA IDEIA DE COMO E AQUI ESTE ESTADO DE POVOS PREGUIÇOSOS, MAL EDUCADOS , A BANDIDAGENS CORRE E SOLTO AQUI . MARANHAO E HJ UMA TERRA SEM LEI DAI O POVO ACHA RUIM QUANDO UMA PESSOA VEM PRA CRA E SAI FALANDO MAL . ENTAO SE OPOVO NAO QUEIREM QUE FALE MAL DO MARANHAO . QUE MUDEM DE COMPOTAMENTO SEJAM EDUCADOS , TRABALHARES E DEIXEM A BANDIDAGENS AI SIM VAO TER MORAL . A CAMARA FEDERAL DEVIA ERA INVESTIGAR OS DEPUTADOS ESTADUAIS DO NOSSO ESTADA PRA VER SO AS PROCEDENCIAS DELES A MAIORIA DELES SAO DE AGIOTAS PRA LA OK