Categorias

Hildo Rocha destaca investimentos do governo federal no PAC Mobilidade Urbana

Durante solenidade alusiva à Semana Nacional do Trânsito, o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, destacou que por determinação do presidente Lula, o governo federal irá investir 40 bilhões de reais em obras de infraestrutura do trânsito e mobilidade urbana.

Rocha enfatizou que as obras previstas no PAC Mobilidade Urbana irão contribuir para a diminuição de mortes no trânsito. ‘O Brasil ocupa, infelizmente, a terceira colocação no ranking de mortes no trânsito. Em média, 25 mil brasileiros morrem em razão de acidentes de trânsito no país e nós temos que mudar essa triste realidade”, ressaltou.

Novo PAC da Mobilidade Urbana

O Novo PAC, prevê a retomada de obras que ficaram paralisadas, nos últimos anos, e incentiva a renovação de frota para melhorar o conforto e segurança dos passageiros, além de estimular a produção de veículos e equipamentos pela indústria nacional.

Os investimentos do Novo PAC em Mobilidade Urbana darão prioridade aos transportes de alta e média capacidade, como metrôs, trens urbanos, VLTs, BRTs e corredores de ônibus para reduzir o tempo de deslocamento nos grandes centros urbanos e melhorar a qualidade de vida da população.

“Esse é o desejo, essa é a determinação do presidente Lula e do ministro Jader. O objetivo é promover uma grande transformação na infraestrutura de transporte e grandes melhorias na mobilidade urbana no Brasil para que as pessoas possam se locomover com mais rapidez, conforto e segurança”, explicou Hildo Rocha.

O Novo PAC retoma as obras paralisadas nos últimos anos e incentiva a renovação de frota para melhorar o conforto e segurança dos passageiros, além de estimular a produção de veículos e equipamentos pela indústria nacional.

O programa induzirá inovações em gestão, regulação e tecnológicas para o transporte urbano, como o uso de energias renováveis para a redução das emissões de CO2.

O PAC Mobilidade Urbana conta com investimentos públicos, privados e Parcerias Público-Privadas (PPP). Nesta área haverá seleções para que estados e municípios apresentem seus projetos prioritários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *