A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio das Delegacias de Polícia Civil de Arari e Vitória do Mearim, com apoio de vigilantes da empresa Vale, na madrugada de hoje (23), por volta das 01h30min, efetuou a prisão em flagrante do nacional A.F.S, no exato momento em que furtava combustível de trem da citada empresa na ferrovia Carajás, situada no Povoado Escondido, zona rural de Vitória do Mearim/MA.
Aproveitando-se da parada do trem, o autor conseguiu acesso ao tanque de combustível da locomotiva de onde subtraiu 13 galões contendo o total de 750 (setecentos e cinquenta) litros de combustível. Durante o ato criminoso, o autuado foi interceptado pelas equipes policiais, momento em que foi dada voz de prisão em flagrante com a subsequente condução para a Delegacia de Polícia e apreensão do material subtraído.
A operação policial foi deflagrada para combater a reiterada prática de crimes patrimoniais de furto de carga consumados na linha férrea na região da Baixada Maranhense, posto que tais ocorrências resultam na interrupção da cadeia de transporte na linha que percorre o Estado do Maranhão, motivo pelo qual além do material subtraído no ato, é gerado um prejuízo na ordem de milhões de reais.
A investigação segue no sentido de indentificar os demais envolvidos na associação especializada na prática desses crimes. Após as providências legais cabíveis, A.F.S foi encaminhado para a UPR de Viana onde permanecerá à disposição da Justiça.