“É um descaso conosco”, afirma a idosa Maria de Fátima, de 65 anos, ao Blog Neto Ferreira, sobre a indisponibilidade na marcação de retorno no Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão, localizado no bairro Cohab.
A idosa relata que passou por consulta médica na unidade e realizou todos os exames solicitados, porém ao procurar o Centro do Idoso para agendar o retorno, foi informada sobre a falta de vagas. Ela conta que tem tentando há 3 meses agendar o regresso, mas os profissionais alegam que não há previsão para o surgimento de novas vagas.
Indignada diante da situação frustrante, Fátima denunciou ainda que foi aconselhada a ficar indo com frequência ao Centro do Idoso, na tentativa de conseguir o retorno. “Cadê o respeito aos idosos? Nós temos nossas limitações; ficar saindo de casa para tentar marcar algo que nem é garantido, é cansativo para minha idade. Tenho artrose e sinto muitas dores nas articulações, não posso ficar me locomovendo com constância”, frisou.
A reportagem tentou contato com a Secretaria Estadual de Comunicação Social (SECOM), por telefone, mas a ligação não foi atendida.