Categorias

Inquérito vai investigar novo incêndio no Rio Anil Shopping

A Promotoria de Defesa do Consumidor vai investigar o incêndio ocorrido, no último sábado (18), no Rio Anil Shopping, em São Luís. O inquérito irá apurar as causas e responsabilidades do incidente, uma vez que houve sucessivas explorações em razão de suposto curto circuito energizado na calha de sustentação no estacionamento, localizado no subsolo da edificação;

O caso também motivou a abertura de um inquérito policial para avaliar possíveis implicações criminais e a notificação do Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre as condições de segurança envolvendo três trabalhadores feridos durante o incidente.

Imagens amplamente divulgadas mostram os trabalhadores realizando manutenção elétrica sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), utilizando uma bandeja e uma escada de alumínio, fatores que contribuíram para o acidente. O Corpo de Bombeiros apontou falhas no sistema de combate a incêndios e a ausência de isolamento na área de reparo como agravantes. Também foi constatado que o shopping operava sem certificação atualizada, levando à aplicação de multa e notificação para corrigir irregularidades em até dez dias, sob risco de interdição.

A promotora responsável pelo caso, Lítia Cavalcante, requisitou ao Ro Anil Shopping informações sobre o ocorrido, além de documento sobre contrato celebrado com a empresa que prestava serviço de manutenção na calha de sustentação no estacionamento do local; Imagens de gravação do local do acidente do circuito interno de segurança no período de 16h15min a 17h do dia 18/01/2025; comprovação de responsabilidade técnica para realização do serviço, laudo de conformidade das instalações elétrica e ordem de serviço; comprovação de responsabilidade técnica em relação ao sistema de sprinkler, bem como laudos de manutenção deste sistema, conforme solicitado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *