O Instituto São Marçal acabou de anunciar o cancelamento do festejo de São Marçal, um das mais populares do estado. A festa tradicional, que acontece há 90 anos é organizada pelo instituto há pelo menos 30 anos.
Os organizadores do evento procuraram a prefeitura de São Luís com o planejamento, detalhando todos os custos do festejo, que totalizava 100 mil reais, mas o município autorizou apenas R$ 20 mil.
Raimundo Moraes, Presidente do Instituto São Marçal, diz que o orçamento foi encaminhado com antecedência, mas “acho que eles nem olharam, porque nunca nem quiseram falar com a gente”, afirma.
Em nota os organizadores lembram que no dia 30 de julho, dia de São Marçal, além de acontecer o tradicional encontro dos bois de matraca, também são comemorados o Dia Nacional do Bumba-meu-boi e o Dia Municipal do Boeiro, todos instituídos por leis.
O festejo de São Marçal leva, no dia 30 de julho, ao bairro do João Paulo cerca 300 mil pessoas e mais de 50 batalhões de bumba-meu-boi. Além disso, a festa de São Marçal foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial, através da Lei municipal 4626/06.
Casa a prefeitura queira tomar a frente e organizar ela mesma o festejo, tem, ainda 10 dias de prazo.
Do Portal Guará