A eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2025/2026 acontece nesta quarta-feira (13) e a chapa encabeçada pela atual presidente da Casa, Iracema Vale (PSB), já está pronta. Ela é a favorita para ganhar a disputa.
O deputado estadual Othelino Neto encabeçará a chapa opositora e deve ter apenas nove apoios.
Atualmente, A socialista conta com 35 parlamentares e deve ser reeleita presidente do Poder Legislativo.
O quebra cabeça começou mesmo para o grupo governista com a vaga de 1º vice-presidente. Este espaço – que teve disputa em 2023 relacionada ao PCdoB – é muito significativo para 2026 devido às possíveis conjunturas da disputa pelo Palácio dos Leões. Por ser tão estratégico, Iracema e o Palácio dos Leões precisavam de um nome de confiança e Antônio Pereira (PSB) foi esse nome.
Júlio Mendonça (PCdoB), que foi o eleito na eleição antecipada do ano passado, foi rifado pelas questões partidárias (sua legenda perdeu membro e ficou menor que o PL) e também as políticas. PCdoB é um partido distante do Leões.
Os demais nomes como Fabiana Villar (PL) assume a 2ª vice-presidente porque o partido ficou com bancada maior após saída de Othelino Neto (Solidariedade) do PCdoB.
A chapa a ser consolidada é essa: Iracema Vale (PSB) – presidente, Antônio Pereira (PSB) – 1ª vice-presidência, Fabiana Vilar (PL) – 2ª vice-presidência, Arnaldo Melo ou Hemetério Weba (PP) – 3ª vice-presidência, Andreia Rezende (PSB) – 4ª vice-presidente. Davi Brandão (PSB) – 1º secretário Glauberth Cutrim (PDT) – 2º secretário, Osmar Filho (PDT) – 3º secretário e Guilherme Paz (PRD) – 4º secretário.
Uma chapa pensada para os cenários possíveis e estratégicos para 2026 e a sucessão estadual.
Do Imirante, com edições do Blog do Neto Ferreira