Categorias

Irmão de Flávio Dino compõe lista tríplice para Procuradoria Geral da República

Da esquerda para a direita: Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino.

O procurador Nicolao Dino, irmão do governador do Maranhão, Flávio Dino, está compondo a lista tríple como sugestão do Ministério Público para a indicação do novo procurador-geral da República.

A composição é resultado da eleição promovida pela A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

O nome de Nicolao foi um dos mais votados e recebeu 587 indicações, ficando atrás dos procuradores Luiza Frischeisen (647 votos) e Mario Bonsaglia (636 votos).

O mandato do atual procurador-geral, Augusto Aras, acaba em setembro e ele pode ser reconduzido ou não. O presidente Jair Bolsonaro não é obrigado a indicar um dos nomes da lista. Cabe ao Senado sabatinar e votar o nome indicado pelo presidente. Em 2019, Aras não integrou a lista tríplice.

Em nota, a ANPR informou que houve 811 votos, o que representou 70% do quórum do Colégio de Procuradores.
Esta é a primeira vez que uma mulher lidera a lista. De acordo com a ANPR, Luiza Frischeisen já havia composto a lista em 2019; Bonsaglia, em 2015, 2017 e 2019; e Dino, em 2017.

Nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva e também nos dois de Dilma Rousseff, o escolhido para a PGR foi o primeiro da lista. Em 2017, Michel Temer escolheu Raquel Dodge, segunda da lista.

One thought on “Irmão de Flávio Dino compõe lista tríplice para Procuradoria Geral da República

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *