O deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou a importância do programa ‘Diques da Produção’, uma iniciativa do Governo do Estado que vai incentivar o desenvolvimento econômico de 35 municípios da Baixada Maranhense. O parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, representou o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), no lançamento do programa.
O Diques da Produção tem como objetivo evitar a salinização dos campos da Baixada Maranhense, retendo a água doce por mais tempo, o que permitirá o crescimento da atividade agropecuária, garantindo a movimentação econômica da região. Os diques armazenarão a água da chuva, que provém de uma precipitação média de 2 mil milímetros de janeiro a junho, e que no restante do ano é praticamente zero.
“A iniciativa só tem a somar com o projeto dos Diques da Baixada Maranhense, em tramitação no Legislativo, que prevê a construção de 71 quilômetros de diques de dois metros de altura cada um, abrangendo os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba. Para a agricultura, a água é fundamental. Com sua contenção através de diques, vamos fazer com que o agricultor tenha água para irrigar sua produção, além de fomentar a própria aquicultura”, avaliou Júnior Verde.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista,, explicou que o aumento da oferta hídrica contribuirá para o incremento da economia local, gerando novas alternativas de trabalho e renda para a população. A expectativa é que o projeto comece a ser executado a partir de setembro deste ano. “São várias frentes de trabalho, com algumas intenções, como a melhoria da segurança alimentar, da renda da comunidade e da qualidade de vida do povo da baixada”, garantiu.
Força tarefa – O programa será acompanhado diretamente pelo Comitê Diques da Produção, formado por representantes da Casa Civil, Secretarias de Estado da Agricultura Familiar (SAF); Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); Desenvolvimento Social (Sedes); e Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), todas trabalhando de forma conjunta para a plena preservação e desenvolvimento das áreas.
Os municípios beneficiados serão Alcântara; Anajatuba; Apicum-Açu; Arari; Bacuri; Bacurituba; Bela Vista do Maranhão; Bequimão; Cajari; Cajapió; Cedral; Central do Maranhão; Conceição do Lago-Açu; Cururupu; Guimarães; Igarapé do Meio; Matinha; Mirinzal; Monção; Olinda Nova do Maranhão; Palmeirândia; Pedro do Rosário; Penalva; Peri Mirim; Pinheiro; Porto Rico do Maranhão; Presidente Sarney; Santa Helena; Santa Rita; São Bento; São João Batista; São Vicente Ferrer; Serrano do Maranhão; Viana; e Vitória do Mearim.
“Esse projeto vem se somar ao desejo que nós temos de aumentar a produção através da contenção de água, pois nós temos vários locais que só precisam de pequenos diques para que possamos permanentemente utilizar essa água para irrigação”, concluiu Júnior Verde.