Uma pesquisa eleitoral sobre intenções de votos para o Governo do Estado que apontava o candidato do PSC, Lahesio Bonfim, em segundo lugar na disputa foi barrada pela Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (23).
A decisão é do juiz eleitroal Ronaldo Desterro, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
Ele deferiu pela manhã uma liminar pretendida pela campanha do senador Weverton Rocha (PDT). O pedetista aparecia em terceiro no levantamento, realizado pelo Instituto Skala.
No seu despacho, o magistrado apontou “discrepância nas informações de estratificação do eleitorado”, e na divisão do estado por regiões. “Não se cuida de o instituto haver optado por adotar base de dados distinta daquela informada pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas de tê-la como tal sem contudo observála. Aliás, a diferença dos dados relativos ao grau de instrução é significativa. Quanto ao quinto ponto, o instituto dividiu o estado em regiões (I a V), o que estaria em desacordo com o padrão do IBGE, que classifica as regiões em norte, sul, leste, oeste e centro. Não esclarece a representante, contudo, a base normativa que ampara seu argumento e muito menos em quê essa filigrana linguística influenciaria na disputa eleitoral”, pontuou Desterro, na decisão.
A multa por descumprimento da decisão é de R$ 50 mil.
Com informações do Imirante.com
o desespero é evidente; bem como o uso da imparcialidade das nossas autoridades que viraram partidárias.
O povo descobriu que o Flávio Dino e Weverton nunca brigaram estão tentando dividir os votos para lá eles não deixarem o Lahèsio ir para o segundo turno e essa pesquisa demonstra isso, porém tem os mecenarios do judiciário que não deixam a pesquisa ser divulgada.