A juíza eleitoral Cinthia Facundo, da 81ª Zona Eleitoral de Matões, impôs multas de R$ 12,5 mil cada a Rubens Júnior, deputado federal, e Gabriel Tenório, pré-candidato a prefeito pelo PT, por realizarem um showmício na cidade. O evento, ocorrido em junho, visava celebrar o aniversário de Tenório, mas caracterizou-se pela sua natureza política com apresentações artísticas e discursos eleitorais.
A ação foi movida pelo PSD, representado pela advogada Anna Graziella Neiva, e também resultou em multa para Wederson Gaeth de Brito. Além das sanções financeiras, a juíza ordenou a remoção de vídeos e publicações do evento nas redes sociais, sites e blogs.
O evento contou com shows artísticos, pirotécnicos, distribuição de comidas e bebidas alcoólicas, além de discursos políticos que explicitamente apoiavam a candidatura de Tenório para a prefeitura. Segundo a magistrada, as falas incluíram críticas ao grupo político adversário e exaltações ao aniversariante, evidenciando a intenção eleitoral do encontro.
Rubens Júnior foi destacado por sua promessa de coordenar a campanha de Tenório e disponibilizar recursos, como um trio elétrico, para o propósito. A decisão ainda permite recurso.
Do Imirante.com