A juíza da 69ª Zona Eleitoral de Santo Antônio dos Lopes, Fabiana Wild, suspendeu uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Vox Brasil Pesquisa Inteligência por suspeita de fraude em Capinzal do Norte.
O levantamento foi contratado possivelmente pelo grupo político da oposição da cidade e claramente favorecia o pré-candidato a prefeito Kleiton Mororó.
Com base nos dados apresentados, a juíza eleitoral acolheu os pedidos formulados na Representação protocolada pelo diretório do PSB de Capinzal do Norte, que alega diversas falhas na sondagem, como: 1) ausência de informações detalhadas acerca dos bairros onde foram realizadas as pesquisas; 2) ausência do demonstrativo do resultado do exercício financeiro; 3) utilização de dados defasados – censo IBGE de 2010 e 4) incongruência na margem de erro informada.
Entre os pedidos solicitados pelo autor da petição, estão que a pesquisa eleitoral registrada sob o nº MA-07769/2024 seja suspensa imediatamente e que os representados se abstenham divulgá-la em qualquer veículo de comunicação, sem isenção dos meios de comunicação social.
Fabiana Wild afirma que os elementos apresentados na peça inicial indicam que houve possível ofensa aos requisitos previstos na Resolução TSE nº 23.600/2019, sendo suficientes para embasar a concessão da liminar pleiteada, especialmente por não se tratar de medida de caráter irreversível.
E pro isso, suspendeu a divulgação da pesquisa e determinou que Facebook Serviços Online do Brasil Ltda proceda a suspensão da publicação dos dados do levantamento no perfil no Instagram de Kleiton Mororó.
Em caso de descumprimento das medidas, será aplicada multa de R$ 5 mil.