O ex-candidato a governador e ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (Novo), usou as rede sociais para criticar o resultado da redação do Enem no Maranhão e desmerecer alunos da rede pública estadual.
Segundo Bonfim, o resultado é triste para a educação maranhense, pois nenhum dos 60 alunos que tiraram no 1.000 mil na redação foi maranhense. Ele classificou o caso como “uma vergonha”.
“Hoje é um dia bastante triste para a educação maranhense. Ontem foi divulgado a nota do Enem nacional e apenas 60 alunos em todo o Brasil tiveram notas 1.000 na redação. Nota máxima. Quase 50% foram nordestinos, mas nenhum foi maranhense”, destacou.
Com essa declaração, Lahésio desmerece todo esforço que muitos alunos das redes pública e privada vem tendo durante a preparação para o Exame Nacional. Todos almejam tirar a nota máxima na redação e, claro, alguns não conseguem, mas isso não os desqualifica o empenho que tiveram.
Após a publicação do vídeo, o secretário estadual de Educação e vice-governador, Felipe Camarão (PT), tratou logo de defender os alunos e afirmou que todos são merecedores de reconhecimento, pois tiveram um ótimo desempenho.
Vários estudantes tiraram notas acima de 900 e isso tem que ser reconhecido, segundo o vice-governador.
“Apenas quatro estudantes de rede pública de quatro estados de todo o Brasil tiveram nota 100. Isso acende um alerta? É claro que sim! Mas nós aqui do Maranhão também não podemos desmerecer como alguns aí que foram candidatos a governador na eleição passada, desmereceram. A gente não pode desmerecer resultado de centenas de estudantes maranhenses e de professores que se empenharam e garantiram notas acima de 900 pontos”, declarou.
E ele está certíssimo!!!
A opinião de Lahesio Bonfim não tem nada a ver com a péssima educação no Maranhão, as políticas públicas não presta e o desinteresse em estudar é enorme.