A gestão de Flávio Dino (PSB) e Carlos Brandão (PSB) cumpriu, em três anos e meio de mandato, 36% das promessas feitas durante a campanha eleitoral para o governo do Estado em 2018.
Os dados são do levantamento do g1, divulgado nesta quarta-feira (27), e considera os 57 compromissos assumidos pelos candidatos antes da reeleição e que podem ser avaliados.
Ao todo, 21 promessas foram totalmente cumpridas durante este período. Entre elas, estão compromissos nas áreas de direitos humanos e sociais, economia, infraestrutura e segurança pública.
Em relação aos outros 36 compromissos, 29 foram cumpridos em parte, pois possuem pendências; e sete ainda não foram cumpridos completamente (veja aqui).
O resultado da avaliação das promessas é:
Cumpridas: 21
Em parte: 29
Não cumpridas: 7
O G1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos.
Quais são os critérios para medir as promessas?
Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento;
Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências;
Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências;
Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é “cumpriu” apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é “não cumpriu”. Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é “em parte”. Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é “em parte”.
Há casos em que não é possível avaliar o andamento da promessa, e o status é dado como “não avaliado”.