Em reunião realizada nesta sexta-feira (02) no Palácio dos Leões, o prefeito Gil Cutrim (PMDB) e os secretários estaduais Luis Fernando Silva (Casa Civil) e Maurício Macedo (Indústria e Comércio) assinaram convênio para execução do projeto de implantação do Distrito Industrial do município de São José de Ribamar.
Orçado em cerca de R$ 5 milhões, o convênio firmado entre a prefeitura ribamarense e o Governo do Estado é direcionado para realizar, já no início de 2012, a primeira etapa do projeto, que compreende ações de delimitação da área, elaboração do Plano Diretor do Distrito Industrial, levantamentos topográficos e obras de urbanização da área onde o referido Distrito será instalado.
O Distrito será implantado em uma área de aproximadamente 200 hectares, localizada na região da sede da cidade e pertencente à zona industrial de São José de Ribamar, instituída no Plano Diretor do município, que foi criado em 2006, na gestão do ex-prefeito Luis Fernando. Conforme determina o Plano Diretor, o Distrito Industrial ribamarense será direcionado para indústrias limpas e de pequeno e médio porte, como também para centros de distribuição de grandes redes de supermercados e atacadistas, com foco no mercado da Região Metropolitana e também do interior.
“O Distrito trará mais desenvolvimento econômico com milhares de novas oportunidades de trabalho, melhoria da renda da população, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento não apenas de São José de Ribamar, mas de toda Grande Ilha. Só tenho a agradecer a governadora Roseana e aos secretários Luis Fernando e Maurício Macedo, que não mediram esforços para que este sonho se tornasse realidade”, afirmou Gil Cutrim, que participou da reunião acompanhado dos vereadores ribamarenses Beto das Vilas (PMDB – presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar), Nonato Lima (PP), Marlene Monroe (PTB), Djalma (PSL) e Negão (PMDB); e dos secretários municipais Eudes Sampaio (Receita e Patrimônio Público Imobiliário), Fredson Froz (Governo), José Garrido (Obras) e Carla Veras (Educação).
Representando a governadora Roseana Sarney (PMDB) no ato, Luis Fernando relembrou as primeiras discussões acerca da criação do Distrito Industrial, iniciadas na sua gestão como prefeito de São José de Ribamar. “Eu, o Gil e o Maurício conversávamos muito sobre a necessidade do município, que teve o seu PIB aumentado em 54% nos últimos seis anos, receber o Distrito. São José de Ribamar possui uma economia que cresce constantemente e por ser um município, cujas políticas públicas, são bem executadas, vem despertando o interesse de vários empreendimentos. Com base neste cenário mais do que positivo, o Distrito que será implantado, além de receber indústrias responsáveis com o meio ambiente, gerará milhares de novos empregos diretos e indiretos”, disse o secretário-chefe da Casa Civil.
O Distrito Industrial de São José de Ribamar já despertou o interesse de empresas do Maranhão e de outros Estados. No mês agosto, por exemplo, representantes de empresas fornecedoras da Vale, maior mineradora do mundo, se mostraram entusiasmados no sentindo de instalar empreendimentos no referido Distrito.