Categorias

Lula deixou Juscelino Filho no cargo, mas Comunicações tem poder esvaziado

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ganhou sobrevida no cargo, mas seu posto está esvaziado. Indicado por seu partido, o União Brasil, para compor o primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado do Maranhão recebeu uma Pasta com menos poderes.

O ministro não participa, por exemplo, de uma das principais discussões no setor de comunicações: a regulação das big techs. A Secretaria de Política Digital, que sempre esteve vinculada ao ministério, foi transferida para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A Secom está sob o comando do petista Paulo Pimenta.

O tema da regulação tem sido debatido internamente do governo com participação de integrantes da Casa Civil. Mas Juscelino Filho vem sendo excluído das reuniões. Sem conhecimento na área, Juscelino Filho aceitou ser um ministro esvaziado com poder apenas para tocar pautas mais paroquiais ligadas à radiodifusão. Outra pauta importante do setor, o leilão do 5G, já foi definido durante o governo Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *