A juíza da 8ª Vara Criminal, Cristiana Feraz, determinou a busca e apreensão nas residências dos ex-secretários da Fazenda (Sefaz) do governo Roseana Sarney, Cláudio Trinchão e Akio Valente, que são suspeitos de integrar um esquema criminoso montado no âmbito da Sefaz entre os anos de 2009 e 2014.
A magistrada também determinou que a polícia fizesse buscas e apreensões no escritório de advocacia Mendoza e Torres Advogados Associados e na sede da empresa Centro de Tecnologia Avançada – CTA.
A ordem tem como objetivo apreender documentos físicos e eletrônicos que estejam relacionados aos desvios de quase R$ 1 bilhão da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), que ocorreu durante quase 6 anos.
O cumprimento dos mandados judiciais foi coordenado pelo Ministério Público com o apoio da Polícia Civil.
Entenda o caso
O titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária e Econômica de São Luís, Paulo Roberto Barbosa Ramos, ofereceu uma denúncia contra os ex-secretários da Fazenda, Cláudio Trinchão e Akio Valente, a ex-governadora Roseana Sarney, e mais 6 pessoas por suspeitas de integrarem um esquema criminoso que atuava no âmbito da Sefaz.
A organização criminosa concedia benefícios tributários ilegais para grupos empresariais com objetivo de obter lucros.
Leia mais:
Cláudio Trinchão comandou organização criminosa na SEFAZ, diz documento