O Sistema de Saúde, seja ele federal, estadual ou municipal, está sempre em evidência, por se tratar de uma pasta de extrema necessidade para a população.
A partir desse princípio, governantes deveriam ter como meta priorizar mais a saúde. Coisa rara em nosso país. Um exemplo disso é uma denúncia que chegou ao Blog do Neto Ferreira.
As informações afirmam que a Prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Amorim, abandonou o Sistema de Saúde do município.
“Gostaria de saber como um município que tem equipes de Saúde Bucal, cujos dentistas não trabalham há 4 ou 5 meses, continuam recebendo recursos normalmente do Ministério? Como uma Auditoria passou por aqui e achou mapas de consultas de tais dentistas? Como médicos q não comparecem também tem mapa de consultas? Até os médicos cubanos que tem de cumprir 40 horas já estão entrando na onda dos médicos daqui” questionaram os moradores de Itapecuru-Mirim.
Ainda de acordo com o relato, os médicos só querem trabalhar um expediente e atender uma quantidade mínima de paciente. “Enquanto esses que não trabalham recebem seus vencimentos normalmente, inclusive com gratificações, os contratados foram todos pra rua, alguns com mais de 6 meses de salário atrasado.”
A denúncia revela que os contratados recebem salários de uma empresa, que também não se sabe qual é e não tem carteira assinada, mas o INSS é descontado.
“Tudo isso com conivência total da Secretária de Saúde, Flávia Bezerra. E quando vamos lá tentar saber alguma coisa a resposta que temos é que a Prefeitura é que faz o pagamento. Chegando na Prefeitura, dizem que é com a Secretária” relataram funcionários indignados.
Além disso, Flávia Bezerra está convocando os médicos, para que diminuam, ainda mais, os atendimentos, pois ela não está tendo condições de fazer os pagamentos.