O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) foi flagrado andando em uma motocicleta sem capacete pelas ruas de Colinas no último final de semana.
A prática é bastante comum no interior do Maranhão, mas é uma infração gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entretanto a penalidade só recai para o condutor do veículo que pode pagar multa de R$ 293,47 e sete pontos são adicionados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Márcio Jerry estava como passageiro, porém sua conduta diante dessa situação é de total irresponsabilidade, uma vez que é um legislador federal e deveria dar o exemplo.
É interessante lembrar um episódio ocorrido durante o governo do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL). À época, o então chefe do Executivo brasileiro promoveu grandes motociatas pelo país, inclusive no Maranhão.
Durante os eventos, Bolsonaro não usou o capacete em algumas ocasiões enquanto esteve no comando da motocicleta e foi alvo de duras críticas, principalmente de Márcio Jerry, que chegou a chamá-lo de irresponsável.
E ao que parece, o parlamentar vem seguindo o exemplo de seu opositor.
Quem tem telhado de vidro e rabo de palha não pode, nem deve, criticar ninguém dando péssimo exemplo como legislador.