A 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Açailândia instaurou um inquérito para apurar a contratação direta da Cooperativa dos Condutores Autônomos dos Transportes Públicos Alternativos de Passageiros de Açailândia – COOPERLÂNDIA pela Prefeitura da cidade durante a gestão passada.
O documento no qual o Blog do Neto Ferreira teve acesso mostra que o Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebrou um contrato, sem licitação, com a empresa mencionada acima para a execução do serviço de transporte de vans objetivando o traslado de pacientes em tratamento dialítico.
Durante as oitivas do inquérito, a 2ª PJE de Açailândia obteve documentações que dão conta da contratação direta da Coopelândia sem motivos aparentes que justifiquem o ato.
O Parquet frisou que a Cooperativa é presidida por Geraldo Nogueira Araújo, cônjuge de Bernadete Socorro Sousa de Oliveira, a então diretora do Hospital Municipal de Açailândia.
Atualmente, Bernadete ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores do município.
Para a promotora que está a frente do caso, Glauce Malheiros, essa relação íntima que se estendeu para o Poder Público levanta suspeita de irregularidade na contratação.