O Estado do Maranhão
A prefeita Maura Jorge (DEM) deve ser reeleita em Lago da Pedra com uma das maiores votações proporcionais do Maranhão. É o que sugere os números da primeira pesquisa Econométrica, contratada por Eliezer Leite Vasconcelos e divulgada ontem. De acordo com o levantamento, Maura Jorge tem 60,8% das intenções de voto, exatamente duas vezes mais que o seu principal adversário, Rodrigo Neto (PSB), que aparece com 30,4%. O candidato Dr. Josimar (PT) tem 6,5%.
Ainda de acordo com a Econométrica, o número de eleitores que declaram votar nulo em Lago da Pedra é de apenas 1%. Outros 1,4% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento.
A pesquisa foi realizada nos dias 5, 6 e 7 de setembro, com 418 eleitores em Lago da Pedra. A margem de erro é 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. Contratada por Eliezer Leite Vasconcelos,a pesquisa foi registrada em 12/09/2012 no Tribunal Regional Eleitoral, sob o número de protocolo nº 00229/2012.
Rejeição – A Econométrica mediu também o nível de rejeição dos candidatos de Lago da Pedra. Neste quesito, a prefeita Maura Jorge também leva vantagem. De acordo com a pesquisa, 30,4% dos eleitores declararam não votar em Rodrigo Neto de jeito nenhum. Neste quesito, Dr. Josimar aparece com 29,9%. Maura Jorge, por sua vez, é rejeitada por 27% dos eleitores de Lago da Pedra.
Maura Jorge lidera ainda a preferência espontânea do eleitor de Lago da Pedra. São 59,6% de eleitores que citaram seu nome como provável voto. Para Rodrigo Neto, a Econométrica registrou 29,7% e outros 5,3% declararam votar em Dr. Josimar. Neste quesito, há ainda 5,5% de eleitores indecisos. (M.A.D.)
Instituto Econométrica consegue rasgar as cartilhas básicas da estatística com pesquisas imprecisas, e por que não dizer, fajutas. A referida instituição nem se dá ao trabalho de conferir a aritmética (60,8+30,4+6,5+1,4+1 = 100,1). O mínimo que uma pesquisa estatística deveria se preocupar era em bater os 100,00%. Era só usar o EXCEL, com precisão de 02 casas decimais, ficaria menos vergonhoso, pareceria menos incompetente. Esse é apenas um dos casos, em outros lugares o mesmo instituto não passa dos 99,90%, ridículo, porém não deixa de ser engraçado.