Hoje, comemoramos o Dia do Advogado, assim como, dos demais profissionais do Direito. Não seria exagero propalar que é o Dia do Cidadão.
Buscamos (advogadas e advogados), sempre com independência, consolidar a democracia, preservar os direitos coletivos e individuais, aprimorar leis e instituições e, principalmente, lutamos contra arbítrios.
Somos indispensáveis à administração da Justiça, como bem consta no artigo 133, da Carta Republicana Federal e diante de tal missão, temos todos o dever de exigir dos dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil, serenidade, equilíbrio, discernimento e firmeza de ideais, reivindicando que lutem em todas as frentes de interesse da classe, como a busca pelo respeito as prerrogativas profissionais e pela celeridade na tramitação de processos.
Interesses pessoais, devem ser deixados de lado. A OAB não tem dono, não é propriedade privada e não pode ser politizada! Os compromissos institucionais precisam prevalecer e
devem ficar acima de interesses pessoais.
Principalmente para você, advogada e advogado vinculado (a) a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Maranhão, saiba que a ordem é sua, devendo imperar a igualdade, porque todos temos os mesmos direitos conquistados pela força do nosso trabalho e por nossas contribuições financeiras.
Devemos todos alimentar a esperança de um futuro melhor e para isso temos que ser unidos, para poder transpor e vencer os obstáculos que grassam no cotidiano forense.
Sigamos firmes e solidários e, principalmente, lutando muito para que o Poder Judiciário seja cada dia mais eficiente, valorizando e respeitando o exercício de nossa função que é indispensável a milhões de brasileiros (as).
Parabéns as advogadas e aos advogados por esta data especial e por serem todos os dias, os alicerces da Justiça e da Democracia. Estado do Maranhão, São Luís, 11 de agosto de 2022.
Alex Ferreira Borralho
Advogado