Do G1 Rio
O ex-deputado Roberto Jefferson, delator do esquema do mensalão, chegou ao Presídio Ary Franco, em Água Santa, porta de entrada do sistema penitenciário fluminense, às 16h15 desta segunda-feira (24), acompanhado de seu advogado, Marcos Pinheiro Lemos. Preso no início da tarde em sua casa, em Levy Gasparian, no sul do estado, ele foi conduzido pela Polícia Federal à capital, onde passou pelo ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito, às 15h30.
Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Roberto Jefferon fará exame médico em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), em Bangu, Zona Oeste, antes de ser levado para um presídio, não divulgado pela secretaria. Segundo a GloboNews, ele irá para o Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, em Niterói, onde ficará detido em regime semiaberto.
Inicialmente, Jefferson era aguardado na superintendência da Polícia Federal, mas acabou indo direto para o Instituto Médico Legal.
Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 14 dias de prisão no julgamento do mensalão, Jefferson assinou o mandado de prisão às 12h21. Cerca de meia-hora depois, às 13h05, acompanhado de policiais federais, conversou com jornalistas em frente à casa onde mora. Em seguida, retornou para almoçar, e, às 14h, foi levado em um carro da PF para o Rio.