A merenda escolar distribuída às crianças do município de Viana é armazenada em um galpão velho e sujo, sem qualquer cuidado com as condições mínimas de higiene.
Foi o que apontou o relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) obtido pelo Blog do Neto Ferreira. O documento foi feito após inspeção realizada no município em novembro de 2015.
No relatório, a CGU revela que “as instalações físicas e as condições higiênico-sanitárias do depósito não são adequadas para o armazenamento e conservação da merenda escolar”. Além disso, as paredes do galpão apresentam mofo e diversas rachaduras. Também não há ventilação natural nem mecânica, algo que é essencial para manter os alimentos em condições de consumo.
Os auditores, ainda, apontam que não há qualquer prevenção à insetos e roedores no local, e que “verificou-se a presença de cupim nas paredes do depósito, muito próximo das embalagens dos alimentos”. A inspeção feita in loco pela CGU mostra o risco que as crianças vianenses correm ao consumirem a merenda escolar.